segunda-feira, 11 de julho de 2011

Significado do Anel de Noivado, Alianca de Casamento

Não existe casamento sem noivado, nem noivado sem anel.
O anel de noivado está nos hábitos sociais mais antigos. Desde o tempo dos romanos que é usado no dedo anelar da mão esquerda e significa que a noiva está comprometida.
Atualmente, o anel de pedido ou de noivado continua a ser dado como promessa de fidelidade. A sua forma, em círculo, representa o ciclo de vida, a fertilidade e o amor.
O anel de noivado costuma ser em ouro, amarelo ou branco e com pedras preciosas…
Os brilhantes são o mais apreciado pela sua beleza e valor. Qualquer que seja o modelo do anel deve ser escolhido no estilo da noiva. Deverá ser intemporal.

 
A aliança de casamento
1 – O ritual da bênção das alianças continua a ser um dos momentos mais solenes e comoventes do casamento cristão. Para além de marcar o momento em que os noivos estão formalmente casados, as alianças nos acompanham  para o resto da vida como símbolo de amor e união e, obviamente, como sinal do estado de casado.
2- A aliança usa-se no dedo anelar da mão esquerda desde a civilização egípcia. Actualmente, é comum inscrever-se o nome dos noivos e a data do casamento no interior das alianças.
3 – As alianças costumam ser escolhidas pelo noivo e oferecidas pelos padrinhos. No entanto, devem ser experimentadas com alguma antecedência antes do casamento, para haver tempo para ajustar à medida dos noivos! No momento da bênção das alianças, estas costumam ser entregues por uma criança numa bandeja de prata. Depois de postas no dedo de um e de outro os noivos estão formalmente casados.
3 – Habitualmente, a fórmula das alianças varia pouco, sendo o mais comum um simples aro de ouro amarelo. Se os noivos quiserem fugir ao simples e tradicional, e ser criativos, a aliança pode ser formada por três ouros (amarelo, branco e cinzento), ou simplesmente em ouro branco, incrustado de diamantes.
4 – Não é costume haver outras variações no formato da aliança, pois se tudo correr bem, esta será para usar o resto da vida. Por isso, quanto mais clássica e comoda for, melhor. Convém não esquecer que a maior parte dos homens não está habituado a usar anéis, razão pela qual é sempre melhor optar pelo simples e convencional.


Fotos: Americo Sperandio

Nenhum comentário:

Postar um comentário